Olá. Meu filho apresenta muita dificuldade em aprender e a escola acha
que eu deveria deixa-lo numa escola especial. O que devo fazer? MCVB, de São
Paulo, SP.
Caro M, obrigado por tocar nesta questão fundamental, que nos faz pensar sobre
o que deveria ser o objetivo fundamental da educação escolar na nossa sociedade
moderna.
A sociedade brasileira em que vivemos é complexa e organizada em classes
sociais, nas quais a elite (menos de 1%) da população é proprietária
de grande parte das riquezas sem precisar trabalhar, enquanto o restante tem que trabalhar para sobreviver.
Como existe mais gente precisando trabalhar do que empregos disponíveis,
aqueles que têm que trabalhar são obrigados a lutar entre si numa feroz competição
para garantir um salário.
Nesta competição, a alfabetização e os conhecimentos técnicos e científicos
são transformados em armas, as quais garantem melhor remuneração e qualidade de
vida para quem as possui.
Por outro lado, o maior nível de educação das pessoas permite o desenvolvimento
tecnológico da população, o que está associado com o seu crescimento industrial
e econômico.
Assim, neste modelo de sociedade, um certo tipo de educação escolar
interessa tanto aos patrões quanto aos trabalhadores: a formação de mão de obra
baseada na competição e na qualificação técnica. No entanto, os seres humanos
são mais do que trabalhadores: somos pessoas com um grande potencial de
criatividade, de relações afetivas e de felicidade.
A presença de uma criança com algum tipo de deficiência, como pode
ocorrer na NF1, é um grande desafio para aquele tipo de escola baseada na
competição e na produtividade, nas provas rigorosas contra o relógio, nos concursos
permanentes, nas seleções contínuas, nos melhores isto e melhores naquilo, nos
esportes de alto nível, nos para-casas intermináveis, nas agendas de atividades
sufocantes e na ideologia do “campeão”.
Aí, vem a criança com deficiência, e ela atrapalha a lógica produtivista
das escolas para crianças “normais”.
No entanto, na minha opinião, a inclusão de crianças com deficiência nas
escolas comuns traz um grande benefício... para AS OUTRAS CRIANÇAS.
Quem sabe as crianças sem deficiências
percebam aliviadas que não precisam competir tanto entre si e no mundo a partir
da convivência com o diferente, com aquele que não precisa ser o campeão, com aquele
que quer apenas estar junto e ser aceito pelos seus companheiros de idade?
Quem sabe todos cresçam juntos em busca de um outro mundo possível, no
qual a competição ceda seu lugar para o afeto, para a cooperação e para a
solidariedade? Quem sabe, assim, seremos
mais felizes?
Então, vamos lá, ocupar as escolas com nossos filhos e filhas com NF1.
Para o bem de todos.
Marcadores: adaptação escolar, competição, dificuldades de aprendizado, neurofibromatose do tipo 1