Continuação da resposta à GC, de
Fortaleza, sobre problemas de aprendizado e comportamentais de seu filho com
NF1. Primeiro, é preciso separar estas duas complicações: uma pessoa com NF1 pode
ter dificuldades de aprendizado sem problemas comportamentais, ou pode ter
problemas comportamentais sem dificuldades de aprendizado, pode ter as duas complicações ou não ter nenhuma delas.
Para começar, vamos falar sobre os problemas de
aprendizado.
A maioria das
pessoas com NF1 leva uma vida normal, mas os chamados problemas cognitivos,
entre eles as dificuldades de aprendizado, são a queixa mais comum na NF1. Cerca
de 80% das crianças com NF1 apresentam problemas cognitivos em mais de um domínio,
como 1) redução das habilidades de visão e orientação espacial, 2) menor velocidade
de compreensão de ideias, conceitos e problemas, 3) pouca coordenação motora
para esportes e dança, 4) linguagem reduzida e 5) diminuição da função
executiva (que é a capacidade de imaginar, planejar e coordenar diversas
tarefas para executar funções). Estes problemas aparecem na infância e
provavelmente continuam por toda a vida.
É importante lembrar que a fonoaudióloga Pollyanna Barros Batista realizou
uma pesquisa em nosso Centro de Referência e descobriu que todas as pessoas com
NF1 que ela examinou têm diferentes graus de um problema chamado desordem do
processamento auditivo. Isto quer dizer que a pessoa escuta normalmente, mas
compreende mal o que escutou. Por exemplo, a professora diz: “a vaca foi para o
brejo”, a criança com NF1 pode entender “a faca foi com o queijo”, o que pode
se constituir numa grande dificuldade de acompanhamento do que é ensinado de
forma verbal.
Apesar de todas estas dificuldades cognitivas, as pessoas com NF1 em
geral apresentam inteligência no limite mínimo da faixa normal, embora uma
pequena percentagem (6-7%) seja incapaz de uma vida autônoma por causa de sua
deficiência intelectual.
Os problemas de comportamento.
Embora os problemas de comportamento sejam independentes das
dificuldades cognitivas, estas duas complicações da NF1 estão relacionadas
entre si: quanto maior a dificuldade cognitiva, maior o problema comportamental
e vice-versa.
Os problemas de comportamento na NF1 podem ser: 1) dificuldades de sono
(para começar a dormir, acordar frequente, dormir pouco e sonolência fora de
hora), 2) diminuição da capacidade de socialização (vida retraída com poucos
amigos, amizade apenas com crianças menores), 3) pouca capacidade de perceber
as circunstâncias sociais (dificuldade para entender quando alguém está sendo
irônico, as dicas das pessoas, entender piadas e metáforas), 4) baixa
autoestima em decorrência do isolamento social e discriminação pelos colegas.
Este conjunto de dificuldades pode contribuir e ser agravado para que algumas crianças
com NF1 apresentem comportamentos semelhantes aos autistas.
Cerca de metade das crianças com NF1 apresentam em algum grau um tipo
de de comportamento semelhante ao descrito como “Transtorno de Déficit de Atenção
e Hiperatividade” (conhecido como TDAH).
Considero que
os problemas cognitivos e comportamentais são a maior causa de redução da
qualidade de vida das pessoas com NF1.
Amanhã
continuarei trazendo informações sobre os tratamentos disponíveis para as
dificuldades de aprendizado e comportamentais na NF1.
Marcadores: déficits cognitivos, dificuldades de aprendizado, neurofibromatose do tipo 1, problemas comportamentais, problemas de sono, TDAH